5 dicas importantes para cultivar cebolas



A cebola faz parte da alimentação do ser humano há muitos anos, graças ao realce que dá ao sabor dos mais variados pratos, nos quais é utilizada como tempero ou ingrediente para compor petiscos, lanches, saladas, sopas e tortas, entre outros. De uso versátil e aceita por todos os povos, a hortaliça tornou-se uma das mais cultivadas no planeta. Confira, a seguir, cinco dicas essenciais para obter sucesso no cultivo dessa planta:

1. Atenção à temperatura
O desenvolvimento da hortaliça ganha velocidade sob temperaturas que estejam na faixa de 20ºC a 25ºC, sendo que acima dos 35 ºC a bulbificação pode ser muito precoce.

2. Escolha cultivares adaptadas ao fotoperíodo da sua região
Esta planta necessita de pelo menos de algumas horas de sol direto por dia. As cultivares de cebola de dias curtos só formam um bulbo quando o dia de luz dura de 10 a 12 horas. Já as cultivares de dias longos formam o bulbo quando a duração do dia de luz atinge de 13 a 16 horas, sendo apropriadas para o cultivo em locais de alta latitude e clima temperado.

3. Cuide do solo onde a cebola será plantada
O local deve ser bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. Contudo, a hortaliça não é exigente quanto à disponibilidade de nitrogênio.

4. Cuidado com a frequência da irrigação
Durante a fase de crescimento da planta, irrigue bastante para que o solo seja mantido úmido. Diminua a frequência quando os bulbos estiverem crescendo e pare completamente perto da época de colheita.

5. Acompanhe as etapas de produção para evitar tripes
A cebola não tem muitos prejuízos com o ataque de insetos, ácaros e outras pragas, uma vez que muitas delas são esporádicas e regionais. Se não controlados, no entanto, os tripes podem causar danos severos à cultura.

Fontes: Globo Rural, Hortas.Info

« Voltar



© Nova Plast 2017 | todos os direitos reservados
entre em contato conosco