5 Tendências para a Construção Civil



Nos últimos anos, a Construção Civil tem sido um reflexo da instabilidade política e econômica no Brasil. No entanto, 2019 trouxe perspectivas que deixam otimistas os empresários e trabalhadores do setor. Confira 5 tendências que podem muito bem ser motivos para esse otimismo.

1 – Retorno dos investimentos

A Construção Civil tem reconquistado a confiança dos investidores, mais precisamente desde o último trimestre do ano passado, de acordo com levantamento da Sondagem da Construção da FGV. O Índice de Confiança da Construção (ICST), calculado pela FGV/IBRE, subiu de 80,03, em setembro de 2018, para 81,8 em outubro do mesmo ano, chegando a 84,7 no mês seguinte, maior índice desde 2015.

2 – Utilização de Drones

Essa ferramenta vem sendo amplamente desenvolvida em termos de precisão e exatidão em suas leituras. Os drones podem ser utilizados para medição de temperatura e qualidade do solo, permitindo uma maior previsão sobre o andamento da obra.

3 – Impressão 3D

Essa tecnologia permite que, através de meios digitais, sejam criados objetos sólidos e maquetes tridimensionais, permitindo a existência de modelos para a construção e trazendo uma visualização antecipada do projeto.

4 – Internet das Coisas (IoT)

Marcando presença não apenas na Construção Civil, IoT é como uma promessa de melhorias na vida em sociedade como um todo, trazendo oportunidades de negócio e otimizando tempo e recursos nas mais diversas atividades, entre elas, a Construção Civil.

5 – Realidade aumentada

Trata-se de uma verdadeira revolução na forma como as empresas devem passar a apresentar projetos aos seus clientes, permitindo que eles vejam o resultado de construções ainda na etapa do projeto.

Como você pôde ver, as principais tendências para a Construção Civil estão intimamente relacionadas ao acelerado desenvolvimento tecnológico. Dessa forma, os empresários do segmento devem estar sempre atentos à capacitação necessária para lidar com essas tecnologias emergentes

« Voltar



© Nova Plast 2017 | todos os direitos reservados
entre em contato conosco