Agricultura 4.0 – a tecnologia chegou ao campo (e para ficar)



Ao lembrarmos que, em 2008, apenas 4% dos usuários do campo acessavam a internet, fica difícil imaginar que a revolução digital chegou à agricultura, trazendo grandes benefícios ao produtor.

Mas o que é Agricultura 4.0?

O termo vem do conceito de Indústria 4.0 e refere-se à nova forma de se trabalhar com a agricultura, tendo acesso a tecnologias digitais que, por meio de softwares, sistemas e equipamentos, facilita a produção agrícola em diversos aspectos, como os listados abaixo.

Aumento da produtividade

As novas tecnologias permitem o gerenciamento detalhado de todas as etapas da produção, que ganha velocidade também com máquinas que automatizam os processos. Além disso, é possível obter uma série de dados e informações sobre o clima, o solo e a existência de pragas, por exemplo, que otimizam a tomada de decisões.

Monitoramento à distância

Máquinas, sensores e dispositivos integrados permitem monitorar, em tempo real, toda a produção, dando ao agricultor a noção antecipada de quando é necessário fazer intervenções, tomar atitudes e decisões.

Veja também:

Redução de custos

Os softwares fornecem informações que permitem ao agricultor evitar que sementes sejam plantadas novamente ou que produtos sejam desperdiçados. Além disso, depois de operarem, as máquinas desligam automaticamente.

Mas como tudo isso é possível?

Tudo isso acontece a partir de uma série de inovações que chegam ao campo, como o GPS acoplado às máquinas, a telemetria, o sensores – que fornecem dados valiosos sobre o clima, o solo, as condições de irrigação, entre outros aspectos que influenciam diretamente na produção agrícola -, o uso de drones para mapear as propriedades e uma gama cada vez mais ampla de soluções tecnológicas.

O desafio

Ficou claro que a Agricultura 4.0 chegou para facilitar o trabalho no campo, tornando-o mais produtivo e rentável. No entanto, o agricultor vai precisar se qualificar para gerenciar toda a tecnologia e continuar com seu espaço no mercado garantido. Afinal, o avanço tecnológico só é benéfico quando conduzido pela inteligência humana.

« Voltar



© Nova Plast 2017 | todos os direitos reservados
entre em contato conosco