Brasil exporta 30% mais suco de laranja no acumulado da safra 2017/18



Segundo a Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), os embarques de suco de laranja do Brasil, maior exportador global da commodity, cresceram 30% no acumulado da atual safra 2017/18 até abril, puxados pela recuperação de safra e pelas compras dos norte-americanos, cuja oferta doméstica está mais restrita.

De acordo com a associação que reúne os exportadores, o Brasil vendeu, entre julho e abril, 941,4 mil toneladas de suco de laranja concentrado, congelado equivalente a 66 graus brix (FCOJ equivalente), ante 723,1 mil toneladas em igual período do ciclo anterior. Em faturamento, as exportações somaram 1,716 bilhão de dólares, crescimento de 31%.

Conforme a CitrusBR, esse desempenho deve-se em boa parte aos Estados Unidos, cuja produção menor na Flórida (em queda por causa da ação do greening, principal praga dos pomares) obrigou o país a importar mais. No acumulado da temporada, os norte-americanos já compraram 256,2 mil toneladas de suco de laranja concentrado e congelado (FCOJ, alta de 69%), um recorde para esse período de dez meses.

Para a União Europeia (UE), principal mercado para as exportações de suco de laranja brasileiro, a demanda até agora foi de 558,7 mil toneladas, 22% acima das 458,9 mil toneladas embarcadas em igual momento do ano passado.

Quanto ao Japão, principal destino da Ásia, as vendas somam, até agora, 40,6 mil toneladas (alta de 41%). Para a China, as exportações avançaram 19%, para 30,1 mil toneladas.

Fontes: Extra Globo e Globo Rural

« Voltar



© Nova Plast 2017 | todos os direitos reservados
entre em contato conosco