Tendências da agricultura familiar brasileira



Muito se associa a agricultura familiar brasileira à produção de subsistência. No entanto, os dados mostram o quanto essa visão subestima esse modelo de agricultura: ele representa mais de 80% de toda a produção de alimentos, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

Além disso, também detém um importante papel social, empregando mais de 14 milhões de trabalhadores rurais – 74% da mão de obra empregada no campo –, de acordo com dados divulgados pelo Governo Federal.

De fato, essa é uma atividade muito importante para o país, cujo crescimento é cada vez mais observado e valorizado. Muito disso se deve às mudanças no cenário brasileiro da agricultura familiar. Veja abaixo quais são as principais tendências do setor.

1 – Energia solar para irrigação

De forma sustentável e econômica, esse sistema de irrigação consiste em placas solares instaladas em uma superfície de madeira. Os raios solares captados fornecem energia a uma bomba hidráulica que aproveita a quantidade de água disponível no subsolo.

2 – Produção de orgânicos

Trata-se de uma produção sem o uso de agrotóxicos, utilizando produtos naturais e alternativas mais sustentáveis e saudáveis para o consumo. Essa tendência vem crescendo exponencialmente no Brasil, principalmente por conta da demanda do consumidor por produtos mais saudáveis.

3 – Uso da tecnologia

A tecnologia chegou ao campo para facilitar o trabalho do produtor, permitindo otimizar seu tempo e economizar recursos. Também foram facilitados o acesso a pesquisas sobre a área, além de um relacionamento mais próximo com órgãos de assistência técnica.

 

Os desafios

Apesar dessas tendências de modernização da agricultura familiar, o setor ainda tem muitos desafios a superar, como:

Mudanças climáticas

Os produtores ainda sofrem com as chuvas torrenciais, prolongadas estiagens e outras condições que devastam o solo. São necessários, dessa forma, recursos para fazer estudos meteorológicos preventivos.

Insetos e pragas

O controle de insetos e pragas ainda é uma grande preocupação do produtor, cuja perda de produtividade e qualidade das safras ocasionam grandes prejuízos.

Modernização de equipamentos

Como já mencionamos, a tecnologia e a mecanização da lavoura já permitiu grandes evoluções. O desafio é capacitar o pequeno produtor para lidar com os avanços e utilizá-los a seu favor.

 

Resumindo, a agricultura familiar tem crescido em importância no Brasil a cada ano, cumprindo importante papel econômico e social. Grandes avanços são observados pelas tendências que cercam o setor, e a tecnologia é a principal aliada para superar os desafios existentes.

Fontes: Royal Máquinas e Ferramentas, BioFORT, Cresol

« Voltar



© Nova Plast 2017 | todos os direitos reservados
entre em contato conosco