Os benefícios do Big Data para a Agricultura




A tecnologia está cada vez mais presente em todos os contextos sociais, até mesmo no campo, como era difícil de imaginar algum tempo atrás. Hoje, no contexto do agronegócio, não é nada incomum ouvirmos termos como Agricultura 4.0, Agricultura de Precisão, Internet das Coisas, entre outros.

Em meio a essa avalanche tecnológica, outra tendência observada é o Big Data, que também vem contribuindo com diversos desafios dos produtores brasileiros, ajudando a atender à demanda por alta produtividade, manter os lucros e, não menos importante, a qualidade de vida.

Mas o que é Big Data?

Trata-se de uma forma de gerir um negócio que leva em conta a análise e a interpretação com velocidade de um grande volume de dados variados, coletados e apresentados por meio de diversas tecnologias. A análise leva em conta os chamados 5 V’s do Big Data: volume, variedade, velocidade, veracidade e valor.

Como já mencionado, os V’s de “volume”, “velocidade” e “variedade” referem-se à capacidade de lidar, de forma rápida, com uma grande quantidade de dados significativamente variados. Já o V de “veracidade” traduz a confiabilidade dessas informações, que devem vir de fontes creditadas. O V de “valor”, por sua vez, contempla os inúmeros benefícios que o sistema pode trazer para os negócios. Afinal, as ferramentas de Big Data têm grande potencial de aumentar a produtividade, reduzir custos e contribuir com a tomada de decisões.

Como aplicar na Agricultura?

Apenas o conceito de Big Data já traz diversos insights de como ele pode ser aplicado aos negócios, inclusive à Agricultura. São inúmeros os desafios do segmento, ainda mais em um contexto em que se depende, dentre outras coisas, da “imprevisibilidade” da natureza, da ampla variedade das espécies, dos diferentes tipos de solo e muitas outras variáveis.

Veja alguns pontos em que o Big Data pode ser de grande utilidade para o produtor brasileiro.

Monitoramento à distância

Mesmo estando longe das operações, o produtor tem acessos aos dados coletados e organizados pelas ferramentas, o que o permite ter o controle da produção e tomar decisões inteligentes e acertadas quando percebe que existem riscos ou que algum tipo de intervenção pode ser mais bem-sucedida.

Previsibilidade

Um dos usos mais comuns do Big Data é o aproveitamento dos dados para entender melhor o clima de determinada região, analisando questões meteorológicas e geográficas que podem ser úteis para definir sistemas de irrigação, relativos à colheita e outros aspectos da produção.

Economia

Como a análise é robusta e fornece informações específicas e detalhadas, o produtor deixa de correr os riscos de medidas tomadas através de métodos mais intuitivos. Além disso, um ambiente mais produtivo, em geral, tende a ter menos perdas.

Sustentabilidade

As informações possibilitam prever o aparecimento de doenças que podem prejudicar a produção, evitam desperdícios e fornecem meios de se calcular com maior precisão a quantidade de insumos e produtos químicos, evitando contaminações e contribuindo com a qualidade dos alimentos.

Redução de custos

O aumento da produtividade, bem como a otimização de tempo, a economia de água e o fim do excesso de inseticidas e fertilizantes diminuem os gastos e impulsionam a lucratividade.

Os benefícios são diversos

Apesar de termos destacados alguns dos itens trazidos pelo Big Data para dinamizar a produção agrícola, a lista pode ser bem maior do que essa. Afinal, estamos falando de dados e vivemos na era da informação, que pode ser utilizada para infinitas possibilidades. Aos poucos, vêm sendo descobertos novos meios de potencializar o uso da tecnologia. As perspectivas revelam o aumento da competitividade e a necessidade do produtor se atualizar e se especializar para não ficar para trás.

 

 

« Voltar



© Nova Plast 2017 | todos os direitos reservados
entre em contato conosco